Blog image

A forma de consumir música vem mudando conforme o tempo passa e os avanços tecnologicos surgem. O século XXI foi aos poucos desmitificando todos o conhecimento obtido no século passado sobre como fazer sucesso na música. O grande investimento das gravadoras sai de cena e dá espaço a vasta imensidão de recursos da internet e suas ferramentas.

Claro, ainda há muito dinheiro investido no mercado músical. Mas é cada vez mais comum vermos músicas viralizadas alçando seus interpretes ao posto número um das paradas de sucesso. Só nos últimos dois anos, o rapper Lil Nas X, a cantora Tones And I e o mc Niack viram suas músicas dominarem os principais charts de seus países de origem, e até do mundo, após viralizarem nas redes sociais.

Mas como chegar lá? Há quem diga que é preciso sorte para viralizar na web. Mas não é bem assim. Tudo começa a partir de um trabalho sólido e bem desenvolvido pensando a longo prazo. Em tempos de internet, saber trabalhar o marketing digital no desenvolvimento da carreira artistica é essencial para quem sonha em co-habitar o panteão com os grandes nomes da música.

Por isso, escreverei nos paragrafos a seguir 5 dicas imprensidiveis de marketing digital para quem quer alavancar a carreira na música:

Esteja Online

O primeiro passo é simples, grátis e só você poderá fazer isso. Esteja em todos os locais com potenciais fãs de sua música. Tenha perfil de artista em todas as redes sociais populares. Cadastre seu som em todos os serviços de streaming. Garanta que seu nome seja fácilmente idexado nos serviços de busca. Em 2020, é um suícidio artistico não se preocupar com isso. Quem não está online, não é ouvido, não é reconhecido, não faz sucesso. Fãs, empresários, investidores, mídia e contratantes estão conectados a sua espera.

Divulgue sua música

O próximo passo é simples, é grátis e ninguém fará melhor do que você. Divulgue sua música em todos os seus canais oficiais. Tanto seu lançamento, como todas as músicas que você já lançou, precisam de um bom vendedor que a fará chegar no maior número de pessoas possíveis. E essa pessoa é você! Então, deixe a vergonha de lado. Publique seu trabalho em todas as suas redes sociais. Todo dia, se for preciso. Crie conteúdo para divulga-lo. Faça um video acústico, uma live, prepare uma dancinha... Vale tudo, só não seja invasivo. Mandar o link para um desconhecido no privado não é legal. Poste público e deixe aqueles que se interesarem interagir. E por falar em interação...

Engage seu público

Naturalmente, após marcar presença nas redes sociais e divulgar sua arte, seus primeiros fãs começarão a aparecer. Então é hora de interagir com eles. E nisso, vale tudo. Faça perguntas, peça feedbacks, ofereça prêmios exclusivos (jantar, live, encontro de fãs). Pense "o que seria legal fazer com meu ídolo?" e proporcione isso ao seu público. Nesse momento, imagine a sua carreira como um restaurante. Um cliente bem servido, sempre volta com novos convidados, aumentando a chance de fideliza-los.

Impulsione o seu som

Após estabelecer a base inicial do que é preciso na sua carreira. Chegou a hora de investir nela. Nada de ficar sentando, esperando a oportunidade cair do céu achando que sua arte é melhor que a de outros e por isso você não deve pagar para que outros a escutem. Se você não paga para que seu som chegue a novas pessoas, por que novas pessoas pagariam para ouvir o seu som? As redes sociais proporcionam muitas ferramentas de anuncios para que você atinja um publico pré-estabelecido seguindo álguns paramentros. É preciso ter uma estratégia e criar metas para que o investimento seja certeiro. Existem muitos profissionais no mercado prestando consultoria e até mesmo assumindo a gerência do projeto a preços acessiveis. É possível também investir em cursos de capacitação em marketing e aplicar o conhecimento adquirido na propria carreira.

Network

Por fim, o velho ditado de que "ninguém chega a lugar nenhuma sozinho". Cerque-se de pessoas interessadas no seu crescimento artistico. Faça contato no meio. Encontre artistas no mesmo estágio de carreira para criar música juntos e cruzar a base de fãs de ambos. As possibilidades para quem tem uma grande lista de conhecidos é enorme. Comporte-se como profissional, cultive amizades, não seja preconceituoso e não feche nenhuma porta.

Não espere que seguir a risca esses cinco passos irá te garantir um lugar na trilha sonora da novela ou line-up de um super festival. O caminho é longo e desigual. Alguns conseguem tudo no primeiro ano de carreira, outros demoram dez anos. Não faça comparações. Saiba sempre onde você se encaixa na cena e abrace as oportunidades.

Se você chegou até, te desejo muito sucesso. Espero ser impactado pelo seu som algum dia.

Auth Image

Sobre Gabriel (OneRpm)

Piauiense orgulhoso de sua origem, filho mais velho e formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Cinco anos trabalhando nos bastidores da música brasileira. Do rock ao funk, o importante é o que nos toca.